quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A poluição do visual

Interferências excessivas do homem sobre a paisagem, tais como prédios inacabados ou mal cuidados e propaganda exagerada (placas e luminosos), causam poluição visual. Por isso, é necessário que as empresas orientem-se quanto às normas que regulam a publicidade em cada município
A poluição do ar é mais grave e acontece com maior freqüência nos grandes centros urbano-industriais. Nesses locais ocorrem grandes emissões de gases (dióxido de carbono e de enxofre, metano, etc) e material particulado (poeira, fuligem e outros) por parte das indústrias, veículos e pela decomposição do lixo.

Os efeitos nocivos registrados são: efeito estufa, chuvas ácidas, névoa densa, destruição da camada de ozônio e danos à vegetação e ao homem através de doenças pulmonares, irritação dos olhos, nariz e garganta. Por isso, é importante manter os veículos com os motores regulados para que minimizar a emissão de gases poluentes.

A poluiçao do solo

O uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura envenena o solo e os alimentos que consumimos. Alguns produtos, apesar de possuírem maior carga tóxica, se degradam em menor tempo. Outros, menos tóxicos, porém, se acumulam durante anos no solo.
Os produtos químicos e metais pesados (mercúrio e outros), usados pelasindústrias, também contaminam o solo; alguns por longos períodos. Outro dano sanitário e ambiental grave é representado pela disposição de lixo a céu aberto. O líquido escuro carregado de matéria orgânica produzido pela decomposição do lixo, denominado de chorume, é altamente perigoso, além de permitir a proliferação de ratos, baratas, moscas e vermes.

A poluição da água


Os agrotóxicos, lixo, esgotos domésticos e resíduos industriais levados pela chuva ou despejados diretamente nos arroios e rios são as principais fontes de poluição das águas. Esse tipo de poluição favorece o desenvolvimento de algas e bactérias que consomem o oxigênio da água e provocam a morte de peixes e outras espécies. Essas bactérias prejudicam a qualidade e o abastecimento de água da cidade. Por isso, os ambientalistas aconselham que as residências tenham fossa séptica e sumidouro para tratar o esgoto doméstico.


terça-feira, 21 de agosto de 2007

Biodiversidade

Com esse blog nós pretemos passar menssagens sobre a biodiversidade, preservação do meio ambiente e que vocês veja esse blog e tenham coênciencia de que todos nos estamos errado com a poluição do meio ambiente o mundo vai viver poluido e se cada um fizer a sua parte o mundo poderá ser bem melhor.Contamos com vocês !